Alkimia do Alimento

A cozinha é um lugar templário porque é nela que se custodia o fogo. Antigamente, em todas as culturas, se mantinha sempre o fogo aceso na casa. Era no lar, ao redor dele que se reuniam todos para conversar, compartilhar, planificar. Era o lugar aglutinante de convivência e solidariedade.

Sob esta perspectiva, se desejamos procurar outras formas de preparar os alimentos, devemos fazer da cozinha um lugar de acolhida, serviço e sanação, onde se motive a alegria e a criatividade.

IMG_5468Alkimia  significa “mescla de sucos” A Alkimia persegue, desde sempre, a transmutação do ser; e pode-se conseguir  este objetivo na cozinha, pois é nela que vamos trabalhar com os dois elementos que constituem o eixo da vida: a água e o fogo.

A cozinha  vem da Alkimia, é um derivado dela. De fato, contamos com estes elementos e com os diferentes ingredientes, verduras, cereais que amassamos, aquecemos, etc…  Igualmente o alkimista faz na sua retorta.

Alkimia do AlimentoAqui, na escola Neijing – BH temos o hábito de exercitar essa prática milenar. Os alunos cozinham para os grupos de estudo nos fins de semana com o propósito de servir, de mobilizar a Alkimia de sua própria estrutura e oferecer um alimento preparado com uma intenção específica de equilibrar o Qi através do alimento.

IMG_5872

Anúncios

Medicina Tradicional Chinesa – A Arte de sanar

%d blogueiros gostam disto: