Acupuntura e moxabustão

sem título-35A Acupuntura e Moxabustão tem mostrado benefícios consistentes em diversas patologias tanto a nível físico, emocional como mental. Diferentemente da medicina moderna ocidental que fragmenta  o ser humano focando nas partes separadas do seu corpo,  a medicina tradicional chinesa aponta para a integração do ser em todos os níveis.


O tratamento da acupuntura consiste em introduzir finíssimas agulhas em ressonadores (pontos) no corpo, que correspondem ao funcionamento de um órgão ou uma região afetada, além de atuar sobre estados emocionais sutis. Este tratamento proporciona um equilíbrio geral ao organismo, mesmo que o procedimento esteja focado em questões específicas. Por sua vez, a Medicina Tradicional Chinesa  demonstra, através de comprovações científicas, que nosso corpo funciona como uma unidade, respondendo como um todo a qualquer debilidade aparentemente parcial. images-6Partindo deste princípio, qualquer patologia, sofrimento ou dor podem ser tratados pela Acupuntura.


A estreita relação entre o uso das agulhas e da moxabustão, na acupuntura, fica evidente na tradução literal da expressão que, em chinês, designa acupuntura (Zhen Jiú – 针灸), sendo Zhen (针) agulha e Jiú (灸) fogo (ação de cauterizar). Por isso a Moxabustão é também bastante utilizada para tonificar a energia, quando esta entra em debilidade. O calor da Artemísia em combustão tem um precioso valor terapêutico. images-13

O leque de opções do acupunturista, entretanto, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os ressonadores (pontos) e canais energéticos (meridianos) com os dedos (do in), pentes de osso ou de jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas, como por exemplo a sangria.


images-5     Ventosa-terapia


Anúncios

Medicina Tradicional Chinesa – A Arte de sanar

%d blogueiros gostam disto: